top of page

Existe um elemento que parece ser ‘inofensivo’, mas sua substituição pode melhorar muito o resultado


Sempre procuramos fazer tudo certinho para obter o melhor resultado da nossa dieta, não é mesmo?

O problema é que às vezes fazemos alguma coisa que, por mais simples que seja, pode impactar nesse resultado. Uma tática dos nutricionistas é a substituição dos sucos pelas frutas in natura. Você vai entender agora o porquê.


Quando começamos uma dieta, a primeira coisa que fazemos é substituir os refrigerantes, os sucos de caixinha, por sucos naturais de frutas. O problema é que quem realmente quer perder peso deve dar preferência pela fruta in natura, ao invés do suco.

Isso porque toda fruta contém frutose, que é o açúcar natural da fruta. Na casca da fruta encontramos a fibra, que tem a função de diminuir a absorção desse açúcar da fruta no organismo, impedindo a elevação do nível de glicemia.


Quando o suco da fruta é feito, a frutose é separada da fibra, sendo absorvida e metabolizada mais rapidamente pelo fígado, uma vez que não há fibra.


Uma pesquisa realizada na Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo excessivo de suco de frutas pode engordar e aumentar em até 8% os riscos do desenvolvimento de diabetes tipo dois, devido a esse aumento de nível glicêmico. Então, além de favorecer o surgimento de diabetes, provoca o acúmulo de gordura abdominal.


Dois copos de suco de laranja já são mais do que o indicado diariamente, consequentemente consumindo altas taxas de frutose.

Outra desvantagem do consumo do suco de frutas é a perda dos benefícios da fibra, que, além de promover saciedade por mais tempo (quando a fruta é consumida, ao invés do suco), também auxiliam no funcionamento do intestino, o que é muito importante para a redução do inchaço abdominal.


Agora que você sabe de tudo isso, deve estar pensando “então eu devo parar de tomar suco natural?”. Não necessariamente. Uma dieta não deve ser algo sacrificante. A alimentação deve ser equilibrada e sempre ter o conhecimento do limite de cada coisa. Um acompanhamento profissional de um nutricionista faz toda diferença para controlar as porções dos ingredientes da sua dieta e apostar na troca de ingredientes, sem abrir mão do prazer de comer.


Sabendo disso, agora você pode ter um desempenho melhor nas suas dietas! ;)


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page