Saiba mais sobre o procedimento mais conhecido no mundo para o tratamento das rugas

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

O que é?

A Toxina Botulínica, popularmente conhecida pelo seu nome comercial Botox, tem como finalidade a "paralisação da musculatura", ou seja, o relaxamento muscular, impedindo a aparência das rugas. 

A Toxina Botulínica impede a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo, através do bloqueio da liberação de acetilcolina, paralisando o músculo. A formação das rugas da face (pés de galinha, rugas da testa e entre as sobrancelhas) se deve justamente à contração muscular. Sendo assim, uma vez que esses músculos são paralisados pela toxina botulínica, não haverá mais formação das rugas, até o final do efeito.

Como é realizado o procedimento?

A aplicação deve ser realizada por um profissional da saúde habilitado e experiente, que tenha domínio e segurança total sobre o procedimento. Hoje, a aplicação é autorizada aos Biomédicos, Cirurgiões Plásticos, Dermatologistas e Dentistas, devidamente preparados e especializados.

É um procedimento rápido, normalmente feito em média 30 minutos, e praticamente indolor. A injeção é feita com uma agulha bem pequena e fina, após a devida assepsia do local de aplicação.

Quais as indicações de aplicação?

A toxina botulínica é indicada para o terço superior da face, ou seja, região frontal (testa), glabela (entre as sobrancelhas) e região periorbicular dos olhos (pés de galinha). Contudo, a toxina botulínica também é indicada para a correção de sorriso gengival, nariz (para elevação da ponta do nariz), queixo e contorno facial, mas para esses casos, é necessário uma cautelosa avaliação do profissional para certificar-se da real  necessidade dessas aplicações. Além disso, a toxina botulínica também é utilizada no tratamento da hiperidrose, ou seja, suor excessivo nas axilas, mãos e pés.

Quais as contraindicações?

A aplicação é contraindicada para gestantes, mães em fase de amamentação, infecção ou inflamação no local de aplicação ou hipersensibilidade a algum componente da substância.

Além disso, o profissional poderá avaliar, conforme o histórico clínico do paciente, alguma outra contraindicação e concluir se poderá ou não ser feita a aplicação.

Qual o tempo de duração da toxina botulínica?

O tempo de duração da toxina botulínica é muito relativo. Teoricamente a durabilidade é cerca de 6 a 8 meses, porém pode ser que dure mais, podendo durar até 12 meses, ou pode ser que dure menos. Cada pessoa tem o organismo diferente de uma para outra, além dos habitos, fatores intrínsecos e extrínsecos que também podem influenciar, tais como exposição excessiva ao calor, medicamentos, tabagismo, metabolismo e muitos outros fatores.

O efeito da toxina começa a ocorrer a partir do 2º ou 3º dia após a aplicação. O resultado final é evidente após 15 dias da aplicação.

Quais os cuidados após a aplicação?

Após a aplicação pode ocorrer algum edema (inchaço) na região aplicada, que devem normalizar algumas horas após a aplicação, equimose (mancha roxa) no local da aplicação, cefaléia (dor de cabeça). 

Alguns cuidados são extremamente importantes após a aplicação:

  • Não deitar-se e nem ficar com a cabeça abaixada por um período de 4-6 horas

  • Usar protetor solar, caso ocorra algum hematoma

  • Não massagear a região tratada

  • Não usar nenhum cosmético e/ou maquiagem no local da aplicação

  • Suspender exercícios físicos por 24 horas

Qual é o custo da aplicação?

Para saber os valores da aplicação, entre em contato conosco ou agende uma consulta gratuita e esclareça suas dúvidas.